Até o momento, temos 10.531 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.820 vias Esportiva, 647 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Cadastrada por: Pedro Bugim, em 23-01-2025 às 10:42
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Face: leste
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 340 metros
Descrição: Via espetacular! Suas 3 primeiras enfiadas são em lances predominantemente de aderência, com algumas agarras, flutuando entre o terceiro e o quarto grau, com um padrão E2 de exposição. Depois da P3, a parede ganha verticalidade, concentrando os lances mais complexos nas duas próximas enfiadas, sendo inclusive, mais curtas. A quarta enfiada começa em um lance mais técnico de aderência, evoluindo para uma parede bem vertical, com boas agarras e regletes, com lances "elásticos". Ao final desta enfiada, existe uma pequena passada feita em A0 (em livre, fica em 7b), para conectar os lances em livre, graduados em 6ºsup, até chegar à P4.
À partir da P4, os lances continuam bastante delicados, em passadas constantes de 6º a 7ºa, até chegar a um platô de vegetação, antes da grande laca. Chegando à laca da quinta enfiada, inicia-se pela esquerda, em lances delicados (sobretudo para os pés), até de fato entrar na oposição, um dos lances mais bonitos de toda a via! Após a laca, há ainda um domínio forte, para enfim chegar à P5.
Da P5 em diante, são mais 90 metros, divididos em uma enfiada de 60 e outra de 30 metros, com graduações entre 3º e 4º, até a parada final.
A via é praticamente toda protegida por chapas PinGo em inox 304 (rapeláveis), com quatro grampos e duas chapas em aço carbono em determinados pontos. Além das padas duplas oficiais, a via conta com paradas duplicadas a cada 30 metros (no mínimo), permitindo o rapel de forma confortável, com apenas uma corda de 60m.
Curiosidade: Esta foi a minha conquista de número 500, feita em duas investidas, sendo uma apenas com meu filho João Pedro e a segunda, com nós dois tocando até o cume, com a colaboração do Ernane e Michelle na colocação dos 4 grampos da metade inferior via.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários